Estratégia, engajamento e geração de desejo: a contribuição dos influenciadores digitais para a Gastronomia

Publicado em Categoria: Comunicação

Que o mercado de comunicação vem mudando todos nós já percebemos. Estamos vivendo isso, assim como os canais de imprensa, que detém ainda o maior nível de credibilidade, e agora têm como meta manter esse ativo, se tornar cada vez mais relevante e engajar o maior número de público para ampliar seus indicadores de audiência. Uma audiência que já está em poder dos influenciadores, estes navegam na web no sentido contrário dos veículos, e têm o desafio de ampliar seus níveis de credibilidade, pois em termos de relevância o mercado e a opinião pública já os percebem.

E quando o assunto é gastronomia, parece que os aromas e sabores são um prato cheio para atrair a atenção de ambos os canais, gerar buzz, engajar e ampliar o conhecimento de marcas e chefs.

Fruto da expoente geração millenials (ou Y, como preferirem), na maioria formado pelos apelidados de nativos digitais, estes canais oferecem amplitude, escala e forte poder de relacionamento direto e sincero com o público. Eles são capazes de gerar desejo a partir de conteúdo verdadeiro e que engaja, graças à construção de uma rede de seguidores que acompanham determinado canal. O poder deles de estabelecimento de redes de conexão é imbatível e invejado no mercado.

Dentro desse contexto, temos players do setor de Gastronomia, universo rico de cultura, experiências, negócios lucrativos, outros nem tanto, mas que cumprem um papel fundamental no mundo. O de reunir pessoas em volta da mesa.

Como não aproveitar? Por se tratar de um segmento ligado, acima de tudo, ao desejo, os gestores de comunicação que atuam com Gastronomia podem e devem utilizar influenciadores para impulsionar, consolidar e gerar ainda mais valor à sua marca.

O que mudou na prática das assessorias de imprensa? A forma de construir esse relacionamento, mais criterioso e seletivo, com canais de imprensa e influenciadores, priorizando aqueles que têm realmente afinidade com o valor da sua marca, da sua operação e das suas estratégias de comunicação. Entra em cena também com força a espontaneidade, aquela foto amadora, de momento, que cria desejo, ainda mais na hora certa de aquecimento da operação ou da “fome” dos seguidores. Alguns recursos como geolocalização serão grandes aliados nesta estratégia. Quando acessa o Instagram e vai checar os stories ou olhar a timeline, o usuário espera encontrar impressões e imagens verdadeiras, que representam exatamente aquilo que ele vai encontrar quando for em tal estabelecimento.

No fim o objetivo de ambos os canais, veículos e ferramentas de redes sociais é o mesmo, informar com qualidade e impactar a audiência, cada um do seu jeito, e como são complementares.

Seja um restaurante com três estrelas Michelin ou uma lanchonete de esquina, todos podem utilizar os influenciadores digitais. O papel do profissional de comunicação como já dissemos, é selecionar e avaliar os canais que vai interagir. Estudar o engajamento – evitando página com muitos seguidores e pouco envolvimento -, entender a linguagem e conhecer o público que segue o influenciador é fundamental para elaborar seu mailing de forma estratégica e efetiva para o seu cliente.

E, reforçando, o relacionamento é outra parte essencial desse processo. A clareza e transparência nas relações

Conversar com os influenciadores, entender como eles trabalham e de que forma eles atuam irá fazer toda a diferença na sua atuação. Essa aproximação possibilitará, inclusive, que você tenha acesso a dados da página, como impacto dos stories e dos posts – alcance, impressões, etc – produzidos pelo influenciador em sua página. Tais números vão enriquecer o seu relatório e justificar, de forma estratégica, a ativação com os influenciadores digitais.

Resumindo: hoje, o trabalho de assessoria de imprensa está praticamente dividido entre a atuação com veículos tradicionais – que, sim, tem fundamental importância na avaliação e análise dos fatos – e o trabalho de relações públicas e a atuação com influenciadores. Não é uma tendência. Precisamos sim rever estratégias. No final das contas, o objetivo continua sendo o mesmo: consolidar a imagem da marca perante o público.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *