Atividades do dia a dia podem causar lesões ortopédicas que precisam de atendimento imediato

Publicado em Categoria: Sem categoria

As simples atividades do dia a dia podem causar traumas que necessitem de atendimento imediato e especializado, principalmente, quando falamos de fraturas, torções e, até mesmo, luxações traumáticas. Dr. Luiz Renato Brand, coordenador do Pronto Atendimento em Ortopedia do Pilar Hospital, em Curitiba, comenta sobre os desafios enfrentados no dia a dia dos pacientes que os levam ao atendimento imediato.

Durante toda a pandemia e nesse período de pós-covid, as lesões e traumas nos quadris e fêmur são bastante perceptíveis junto ao público acima de 60 anos. “Durante muito tempo esse público ficou em casa, quase sem praticar atividades físicas, o que prejudicou bastante a mobilidade, o que agrava situações de quedas em casa, no banho, ao subir uma escada, ao andar pelas calçadas. Com a mobilidade mais restrita aumenta a chance de situações como essa ocorrerem”, destaca.

Mas há também outras situações que provocam traumas nos quadris, em um público mais jovem. Segundo a Sociedade do Trauma Ortopédico, a luxação traumática do quadril atinge 2/3 dos adultos jovens do sexo masculino, possivelmente relacionados à desobediência às regras de trânsito. “Muitas vezes ocorre um acidente de trânsito, sem um ferimento grave, e que o paciente só irá perceber que a dor no quadril não passa após dias. Nesses casos, é preciso procurar o atendimento especializado para fazer o diagnóstico, que é identificado por meio de exames de imagem, mas o exame físico do paciente é um dos principais meios de percebermos o impacto do trauma na vida do paciente e encaminhar o tratamento necessário”, explica o coordenador.

Dr. Brand comenta que entre os traumas mais frequentes do Pronto Atendimento, estão as fraturas de punho, de tornozelo, dedos da mão e dedos do pé, aquele famoso “chutar um móvel”, que causa muita dor e sofrimento a qualquer pessoa. “Além desses inconvenientes do dia a dia, também atendemos casos complexos, joelhos, quadris, coluna, bem como lesões causadas pelo esporte, seja aqueles de prática amador, como profissional, e para todos os casos temos uma equipe especializada para oferecer o atendimento imediato”, destaca Dr. Brand.

Pronto Atendimento em Ortopedia

Essas são algumas das atuações da equipe especializada de ortopedistas do Pronto Atendimento do Pilar Hospital, coordenado pelo médico Luiz Renato Brand.

O Pilar Hospital conta com médicos especialistas em ortopedia, titulados com RQE (registro no CRM), em sistema de plantão no Pronto Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Nos demais horários em regime de atendimento por emergencistas com supervisão de especialista ortopedistas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *