Cirurgia a laser é uma aliada de quem sofre com cistos na região do cóccix

Publicado em Categoria: Sem categoria

Uma moderna técnica de cirurgia minimamente invasiva, a laser, vem mudando a qualidade de vida de muitos brasileiros que sofrem com cistos pilonidais. Apesar do nome esquisito, é uma doença relativamente comum e que causa incômodo e dor comprometendo atividades da vida cotidiana como se vestir, andar, sentar.

O Cisto pilonidal pode ser causado pelo atrito, pressão ou calor na região do cóccix, que, em geral, resulta numa reação inflamatória crônica e que promove a formação de cistos, podendo conter pelos, restos de pele, glândulas sebáceas e sudoríparas em seu interior.

Fica localizado no cóccix, região acima da prega glútea, e devido à proximidade com o ânus e, também, com a parte final da coluna vertebral, muitas vezes, causas dificuldade diagnóstica e os pacientes costumam percorrer diversos especialistas antes de terem seu diagnóstico adequado. “Após seu surgimento, o paciente fica suscetível a episódios de recidiva, algumas poucas pessoas não apresentam sintomas, porém a maioria delas sentem dor devido à inflamação, e, em muitos casos, há saída de secreção e abscessos que exigem cirurgias de emergência para drenagem, quando as medicações não conseguem debelar o quadro agudo. Isso é bastante incômodo para quem sofre com o problema”, explica a coloproctologista do Pilar Hospital, em Curitiba (PR), Dra. Sonia Time. A conduta definitiva é cirúrgica.

A cirurgia convencional apresenta um pós-operatório bastante trabalhoso, devido à necessidade de curativos diários, às vezes mais de uma vez ao dia e um tempo de recuperação longo, o que faz o paciente postergar o tratamento definitivo. Porém atualmente, há uma cirurgia minimamente invasiva, à laser, que busca resolver o problema e diminuir as chances de recidiva. “Com o laser é possível realizar o procedimento cirúrgico mais rapidamente e auxilia também para uma cicatrização melhor e mais rápida, proporcionando, assim, que o paciente possa retornar às suas atividades mais brevemente”, comenta.

Conforme a especialista, o tratamento com laser promove o estímulo de cicatrização do cisto, visando seu fechamento, sem necessidade de grandes cortes e feridas abertas, como ocorre com a cirurgia convencional. “Na maioria dos casos é possível, inclusive, realizar a cirurgia a laser em Hospital Dia, como aqui no Pilar Centro Médico, sem a necessidade de internação do paciente “, complementa.

Não se sabe ao certo, ainda, porque os cistos pilonidais surgem, mas alguns fatores de risco devem receber atenção daqueles que sofrem com o problema, como os microtraumas de repetição, excesso de pelos mais grossos na região do cóccix, depilação de forma incorreta, obesidade, sedentarismo, uso de roupas muito justas e falta de higiene adequada podem contribuir para o surgimento e a recidiva. “Quem passa muito tempo sentado pode sofrer bastante além daqueles que praticam esportes com impacto maior na região, como ciclismo, equitação, motociclismo e até mesmo motoristas profissionais, já que são atividades que podem causar microtraumas de repetição, propiciando cenário favorável ao aparecimento dessa doença”, comenta a médica.

 

Sobre o Pilar Hospital

Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *