Empresas investem em Cloud e ambientes de alto desempenho para tornar os negócios mais rentáveis

Publicado em Categoria: Sem categoria

Uma das previsões do IDC Predictions Brasil para o ano de 2023 é animador para o mercado de telecom, já que a expectativa é de crescimento do setor em cerca de 3% em relação a 2022, mostrando que, mesmo após um período de retração, o mercado volta a ficar aquecido. Esse crescimento também aponta outra importante necessidade das empresas: a redução de custos com os serviços de telefonia, seja ela fixa ou móvel.

No estudo da entidade são apresentadas, também, as 10 principais tendências do mercado brasileiro de TI e Telecom para este ano, e a primeira delas é que o amadurecimento do uso de Cloud (Nuvem) fará com que as empresas busquem maior controle de uso e gastos. Conforme levantamento, 93% das companhias consultadas para a pesquisa, a otimização e redução dos custos de nuvem, por meio de automação e pelo avanço do FinOps devem estimular os investimentos em provedores e serviços gerenciados. “Nesse contexto, somente no Brasil, os gastos com IaaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service) somados passarão da marca de US$ 4,5 bilhões, um aumento de 41% em relação a 2022. A TI terá que olhar mais fortemente para estratégias que simplifiquem a gestão e a conectividade de diferentes ambientes, tornando os ambientes híbridos e Multicloud mais eficientes pelo prisma de custos”, aponta o instituto.

Ter contas mais customizadas e, com isso, reduzir custos é possível porque o sistema Cloud (Nuvem) é muito mais econômico que o atual formato das linhas telefônicas tradicional. “Isso porque se for comparado o custo do provedor de internet em relação ao sistema de telefonia tradicional o valor chega a parecer irrisório, sem contar que o setor de tecnologia da informação, que envolve internet e nuvem, é um dos que mais vêm recebendo investimentos nos últimos anos, e conforme o estudo, até 2027, 65% das empresas vão poupar mais de um milhão de dólares por ano, no mundo, recorrendo à automatização para melhorar a resiliência e reduzir, inclusive, as tarefas repetitivas, além da criação de valor mesmo, permitindo que as empresas disponibilizem mais serviços, otimizem os custos, reduzam a dependência com fornecedores e, ainda, melhorem a sua gestão e governança”, comenta Bruno Baldussi, da Baldussi Telecom.

Os dados confirmam que as empresas que investem em cloud podem obter benefícios significativos em termos de redução de custos, aumento da receita e lucratividade, aumento da produtividade e colaboração entre equipes, além de agilidade em seus negócios.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *